Filme: Ninfomaníaca – Volume 2 (Nymphomaniac – Volume 2) | 2014

Marketingmaníaca

O Volume II da história de Joe continua do ponto exato de onde Volume I nos deixou, como era de se esperar. Descobrimos logo de cara que Seligman é virgem, o que aumenta o contraste entre os dois personagens – o que conta e o que ouve a história – e também reforça aquela ideia de que o idoso representa o espectador, que tenta, a todo custo, entender as loucuras, trocadilhos e brincadeiras de Joe (ou Lars von Trier) em relação ao sexo.

Neste segundo volume, ouvimos a “parte adulta” da vida de Joe, e é nessa fase da vida da ninfomaníaca que von Trier abusa um pouco mais de sua criatividade, colocando a mulher em contato com um misterioso homem que sente tesão ao espancar mulheres, fazendo um ménage (ou tentando) com dois homens e até trabalhando para o crime organizado (!).

Os momentos mais interessantes de Ninfomaníaca – Volume II ficam por conta da tensão envolvendo o misterioso K, o homem que Joe procura para tentar descarregar sua energia sexual. Neste caso, sendo espancada. A atmosfera de mistério que ronda o personagem e a tensão sexual que paira entre ele e Joe são muito bem trabalhadas, e garantem as melhores cenas deste volume. Jamie Bell convence e as elaboradas cenas de espancamento demonstram ao mesmo tempo a criatividade e perversão de Lars von Trier.

Mas, conforme a história de Joe vai se finalizando e vamos descobrindo as respostas para as perguntas deixadas pelo Volume I – tudo é respondido aqui -, é inevitável sentir aquela sensação de frustração: “Jura que é isso mesmo? Esse barulho todo foi por causa disso?”. O que fica parecendo é que o diretor estava inspirado em alguns momentos, mas só em alguns (e todos esses momentos, juntos, não dão nem 1 hora dentro das 4 de duração do filme). Toda a “filosofia” sexual, os trocadilhos e os devaneios que preenchem todo o roteiro do filme dão a impressão de que Lars von Trier estava se divertindo muito ao criá-los, mas, pra falar a verdade, ele se divertiu bem mais do que seus espectadores. O mais chato disso tudo, ao meu ver, é saber que ainda não foi dessa vez que um tema tão sério e rico como a ninfomania, foi dignamente retratado no cinema.

3

Nymphomaniac | 2013

Direção: Lars von Trier

Roteiro: Lars von Trier

Elenco: Charlotte Gainsbourg, Stacy Martin, Shia Labeouf, Stellan Skarsgaard

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s